Google
 
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Gratis Cursos Online

História da educação no Brasil


A História da Educação no Brasil é o estudo da evolução da Educação, do ensino, da instrução e das práticas pedagógicas no Brasil. Como um processo sistematizado de transmissão de conhecimentos, evolui em rupturas marcantes e fáceis de serem observadas.

De início, a História da educação brasileira é indissociável da Companhia de Jesus. As negociações de Dom João III, O Piedoso, junto a esta ordem missionária católica pode ser considerado um marco.

A História da Educação no Brasil inicia-se no período colonial, quando começam as primeiras relações entre Estado e Educação, por meio dos jesuítas que chegaram em 1549, chefiados pelo Padre Manoel da Nóbrega. Em 1759, com as reformas pombalinas, houve a expulsão dos jesuítas, passando a ser instituído o ensino laico e público, e os conteúdos basearam-se nas Cartas Régias. Muitas mudanças ocorreram até que se chegasse à pedagogia dos dias de hoje. As principais reformas foram Benjamim Constant (1890), Epitácio Pessoa (1901), Rivadávia Correia (1911), Carlos Maximiliano (1915), João Alves da Rocha Vaz (1925), Francisco Campos (1932), Gustavo Capanema (1946) e as Leis de Diretrizes e Bases de 1961, 1968, 1971 e 1996.

Até os dias de hoje muito tem se mexido no planejamento educacional, mas a educação continua a ter as mesmas características impostas em todos os países do mundo, que é a de manter o "status quo" para aqueles que freqüentam os bancos escolares.

Índice
1 Choque culturais
2 Período Jesuítico (1549-1759)
3 Período Pombalino (1760-1808)
4 Período Joanino (1808-1821)
5 Período Imperial (1822-1889)
6 República Velha (1889-1929)
7 Segunda República (1930-1936)
8 Estado Novo (1937-1945)
9 República Nova (1946-1963)
10 Regime Militar (1964-1985)
11 Nova República (1986-2003)
12 Ver também

Choque culturais
A primeira grande ruptura travou-se com a chegada mesmo dos portugueses ao território do Novo Mundo. Não podemos deixar de reconhecer que os portugueses levaram ao Brasil um padrão de educação próprio da Europa, o que não quer dizer que as populações que viviam no Brasil já não possuíssem características próprias de se fazer educação. A educação que se praticava entre as populações indígenas não tinha as "marcas repressivas" do modelo educacional europeu.

A educação no Brasil não teve o mesmo incentivo que nas demais colônias européias na América, como as espanholas. Enquanto na América Hispânica foram fundadas diversas universidades desde 1538 (Universidade de Santo Domingo) e 1551 (Universidade do México, Universidade de Lima), a primeira universidade brasileira só surgiu em 1920 (Universidade do Brasil, atual UFRJ).

Período Jesuítico (1549-1759)
A educação indígena foi interrompida com a chegada dos jesuítas. Os primeiros chegaram ao território brasileiro em março de 1549. Comandados pelo Padre Manoel da Nóbrega, quinze dias após a chegada edificaram a primeira escola elementar brasileira, em Salvador, tendo como mestre o Irmão Vicente Rodrigues, de apenas 21 anos. Irmão Vicente tornou-se o primeiro professor nos moldes europeus, em terras brasileiras, e durante mais de 50 anos dedicou-se ao ensino e a propagação da fé religiosa.

No Brasil os jesuítas se dedicaram à pregação da fé católica e ao trabalho educativo. Perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever. De Salvador a obra jesuítica estendeu-se para o sul e, em 1570, já era composta por cinco escolas de instrução elementar (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia).

Quando os jesuítas chegaram ao território, eles não trouxeram somente a moral, os costumes e a religiosidade européia; trouxeram também os métodos pedagógicos. Todas as escolas jesuítas eram regulamentadas por um documento, o Ratio Studiorum, escrito por Inácio de Loiola. Eles não se limitaram ao ensino das primeiras letras; além do curso elementar, mantinham cursos de Letras e Filosofia, considerados secundários, e o curso de Teologia e Ciências Sagradas, de nível superior, para formação de sacerdotes. No curso de Letras estudava-se Gramática Latina, Humanidades e Retórica; e no curso de Filosofia estudava-se Lógica, Metafísica, Moral, Matemática e Ciências Físicas e Naturais.

Período Pombalino (1760-1808)
Este método funcionou absoluto durante 210 anos, de 1549 a 1759, quando uma nova ruptura marca a História da Educação no Brasil: a expulsão dos jesuítas pelo Marquês de Pombal.

No momento da expulsão, os jesuítas tinham 25 residências, 36 missões e 17 colégios e seminários, além de seminários menores e escolas de primeiras letras instaladas em todas as cidades onde havia casas da Companhia de Jesus. A educação brasileira, com isso, vivenciou uma grande ruptura histórica num processo já implantado e consolidado como modelo educacional.

Com a expulsão, saíram do Brasil 124 jesuítas da Bahia, 53 de Pernambuco, 199 do Rio de Janeiro e 133 do Pará. Com eles levaram também a organização monolítica baseada no Ratio Studiorum. Desta ruptura, pouca coisa restou de prática educativa no Brasil. Continuaram a funcionar o Seminário Episcospal, no Pará, e os Seminários de São José e São Pedro, que não se encontravam sob a jurisdição jesuítica; a Escola de Artes e Edificações Militares, na Bahia, e a Escola de Artilharia, no Rio de Janeiro.

Os jesuítas foram expulsos das colônias em função de radicais diferenças de objetivos com os dos interesses da Corte. Enquanto os jesuítas preocupavam-se com o proselitismo e o noviciado, Pombal pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante de outras potências européias da época. Além disso, Lisboa passou por um terremoto que destruiu parte significativa da cidade e precisava ser reerguida. A educação jesuítica não convinha aos interesses comerciais emanados por Pombal. Se as escolas da Companhia de Jesus tinham por objetivo servir aos interesses da fé, Pombal pensou em organizar a escola para servir aos interesses do Estado.

Pelo alvará de 28 de junho de 1759, ao mesmo tempo em que suprimia as escolas jesuíticas de Portugal e de todas as colônias, Pombal criava as aulas régias de Latim, Grego e Retórica. Criou também a Diretoria de Estudos que só passou a funcionar após o seu afastamento. Cada aula régia era autônoma e isolada, com professor único e uma não se articulava com as outras.

Portugal logo percebeu que a educação no Brasil estava estagnada e era preciso oferecer uma solução. Para isso, instituiu-se o "subsídio literário" para manutenção dos ensinos primário e médio. Criado em 1772, o "subsídio" era uma taxação, ou um imposto, que incidia sobre a carne verde, o vinho, o vinagre e a aguardente. Além de exíguo, nunca foi cobrado com regularidade e os professores ficavam longos períodos sem receber vencimentos a espera de uma solução vinda de Portugal.

Os professores geralmente não tinham preparação para a função, já que eram improvisados e mal pagos. Eram nomeados por indicação ou sob concordância de bispos e se tornavam "proprietários" vitalícios de suas aulas régias.

O resultado da decisão de Pombal foi que, no princípio do século XIX, a educação brasileira estava reduzida a praticamente nada. O sistema jesuítico foi desmantelado e nada que pudesse chegar próximo deles foi organizado para dar continuidade a um trabalho de educação.

Período Joanino (1808-1821)
A mudança da Família Real, em 1808, permitiu uma nova ruptura com a situação anterior. Para atender as necessidades de sua estadia no Brasil, D. João VI abriu Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o Jardim Botânico e, sua iniciativa mais marcante em termos de mudança, a Imprensa Régia. Segundo alguns autores, o Brasil foi finalmente "descoberto" e a nossa História passou a ter uma complexidade maior. O surgimento da imprensa permitiu que os fatos e as idéias fossem divulgados e discutidos no meio da população letrada, preparando terreno propício para as questões políticas que permearam o período seguinte da História do Brasil.

Na verdade não se conseguiu implantar um sistema educacional nas terras brasileiras mas, segundo alguns autores, o Brasil foi finalmente "descoberto" e a História do país passou a ter uma complexidade maior.

A educação, no entanto, continuou a ter uma importância secundária. Para o professor Lauro de Oliveira Lima (1921- ) "a 'abertura dos portos', além do significado comercial da expressão, significou a permissão dada aos 'brasileiros' (madereiros de pau-brasil) de tomar conhecimento de que existia, no mundo, um fenômeno chamado civilização e cultura".

Período Imperial (1822-1889)
D. João VI volta a Portugal em 1821. Em 1822, seu filho D. Pedro I proclama a Independência do Brasil e, em 1824, outorga a primeira Constituição brasileira. O Art. 179 desta Lei Magna dizia que a "instrução primária é gratuita para todos os cidadãos".

Em 1823, na tentativa de se suprir a falta de professores, institui-se o Método Lancaster, ou do "ensino mútuo", pelo qual um aluno treinado (decurião) ensinava um grupo de 10 alunos (decúria) sob a rígida vigilância de um inspetor.

Em 1826, um Decreto institui quatro graus de instrução: Pedagogias (escolas primárias), Liceus, Ginásios e Academias. Em 1827 um projeto de lei propõe a criação de pedagogias em todas as cidades e vilas, além de prever o exame na seleção de professores, para nomeação. Propunha ainda a abertura de escolas para meninas.

Em 1834, o Ato Adicional à Constituição dispõe que as províncias passariam a ser responsáveis pela administração do ensino primário e secundário. Graças a isso, em 1835, surge a primeira Escola Normal do país, em Niterói (Escola Normal de Niterói). No entanto, os bons resultados pretendidos não aconteceram, já que, pelas dimensões do país, a educação brasileira perdeu-se, obtendo resultados pífios.

Em 1837, onde funcionava o Seminário de São Joaquim, na cidade do Rio de Janeiro, é criado o Colégio Pedro II, com o objetivo de se tornar um modelo pedagógico para o curso secundário. Efetivamente, o Colégio Pedro II não conseguiu se organizar até o fim do Império para atingir tal objetivo.

Consta que o Imperador D. Pedro II, quando lhe perguntaram que profissão escolheria não fosse Imperador, afirmou que gostaria de ser "mestre-escola". Apesar de sua afeição pessoal pela tarefa educativa, pouco foi feito, em sua gestão, para que se criasse, no Brasil, um sistema educacional.

Por todo o Império, incluindo D. Pedro I e D. Pedro II, pouco se fez pela educação brasileira e muitos reclamavam de sua qualidade ruim. Com a Proclamação da República, tentaram-se reformas que pudessem dar uma nova guinada, mas a educação brasileira não sofreu uma processo de evolução que pudesse ser considerado marcante ou significativo em termos de modelo.

República Velha (1889-1929)
A República proclamada adotou o modelo político estadunidense baseado no sistema presidencialista. Na organização escolar percebe-se influência da filosofia positivista. A Reforma de Benjamin Constant tinha como princípios orientadores a liberdade e laicidade do ensino, como também a gratuidade da escola primária. Estes princípios seguiam a orientação do que estava estipulado na Constituição brasileira. Uma das intenções desta Reforma era transformar o ensino em formador de alunos para os cursos superiores e não apenas preparador. Outra intenção era substituir a predominância literária pela científica.

Esta Reforma foi bastante criticada: pelos positivistas, já que não respeitava os princípios pedagógicos de Comte; pelos que defendiam a predominância literária, já que o que ocorreu foi o acréscimo de matérias científicas às tradicionais, tornando o ensino enciclopédico.

O Código Epitácio Pessoa, de 1901, inclui a Lógica entre as matérias e retira a Biologia, a Sociologia e a Moral, acentuando, assim, a parte literária em detrimento da científica.

A Reforma Rivadávia Correa, de 1911, pretendeu que o curso secundário se tornasse formador do cidadão e não como simples promotor a um nível seguinte. Retomando a orientação positivista, prega a liberdade de ensino, entendendo-se como a possibilidade de oferta de ensino que não seja por escolas oficiais, e de freqüência. Além disso, prega ainda a abolição do diploma em troca de um certificado de assistência e aproveitamento e transfere os exames de admissão ao ensino superior para as faculdades. Os resultados desta Reforma foram desastrosos para a educação brasileira.

Num período complexo da História do Brasil surge a Reforma João Luiz Alves que introduz a cadeira de Moral e Cívica com a intenção de tentar combater os protestos estudantis contra o governo do presidente Artur Bernardes.

A década de vinte foi marcada por diversos fatos relevantes no processo de mudança das características políticas brasileiras. Foi nesta década que ocorreu o Movimento dos 18 do Forte (1922), a Semana de Arte Moderna (1922), a fundação do Partido Comunista do Brasil (1922), a Rebelião Tenentista (1924) e a Coluna Prestes (1924 a 1927).

Além disso, no que se refere à educação, foram realizadas diversas reformas de abrangência estadual, como as de Lourenço Filho, no Ceará, em 1923, a de Anísio Teixeira, na Bahia, em 1925, a de Francisco Campos e Mario Casassanta, em Minas Gerais, em 1927, a de Fernando de Azevedo, no Distrito Federal (atual Rio de Janeiro), em 1928 e a de Carneiro Leão, em Pernambuco, em 1928.

Segunda República (1930-1936)
A Revolução de 30 foi o marco referencial para a entrada do Brasil no modelo capitalista de produção. A acumulação de capital, do período anterior, permitiu com que o Brasil pudesse investir no mercado interno e na produção industrial. A nova realidade brasileira passou a exigir uma mão-de-obra especializada e para tal era preciso investir na educação. Sendo assim, em 1930, foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública e, em 1931, o governo provisório sanciona decretos organizando o ensino secundário e as universidades brasileiras ainda inexistentes. Estes Decretos ficaram conhecidos como "Reforma Francisco Campos".

Em 1932 um grupo de educadores lança à nação o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, redigido por Fernando de Azevedo e assinado por outros conceituados educadores da época. Em 1934, a nova Constituição (a segunda da República) dispõe, pela primeira vez, que a educação é direito de todos, devendo ser ministrada pela família e pelos Poderes Públicos. Ainda em 1934, por iniciativa do governador Armando Salles Oliveira, foi criada a Universidade de São Paulo. A primeira a ser criada e organizada segundo as normas do Estatuto das Universidades Brasileiras de 1931. Em 1935 o Secretário de Educação do Distrito Federal, Anísio Teixeira, cria a Universidade do Distrito Federal, no atual município do Rio de Janeiro, com uma Faculdade de Educação na qual se situava o Instituto de Educação.

Estado Novo (1937-1945)
Refletindo tendências fascistas, é outorgada uma nova Constituição em 1937]. A orientação político-educacional para o mundo capitalista fica bem explícita em seu texto sugerindo a preparação de um maior contingente de mão-de-obra para as novas atividades abertas pelo mercado. Neste sentido a nova Constituição enfatiza o ensino pré-vocacional e profissional. Por outro lado propõe que a arte, a ciência e o ensino sejam livres à iniciativa individual e à associação ou pessoas coletivas públicas e particulares, tirando do Estado o dever da educação. Mantém ainda a gratuidade e a obrigatoriedade do ensino primário Também dispõe como obrigatório o ensino de trabalhos manuais em todas as escolas normais, primárias e secundárias.

No contexto político o estabelecimento do Estado Novo, segundo a historiadora Otaíza Romanelli, faz com que as discussões sobre as questões da educação, profundamente ricas no período anterior, entrem "numa espécie de hibernação". As conquistas do movimento renovador, influenciando a Constituição de 1934, foram enfraquecidas nessa nova Constituição de 1937. Marca uma distinção entre o trabalho intelectual, para as classes mais favorecidas, e o trabalho manual, enfatizando o ensino profissional para as classes mais desfavorecidas.

Em 1942, por iniciativa do Ministro Gustavo Capanema, são reformados alguns ramos do ensino. Estas Reformas receberam o nome de Leis Orgânicas do Ensino, e são compostas por Decretos-lei que criam o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI e valoriza o ensino profissionalizante.

O ensino ficou composto, neste período, por cinco anos de curso primário, quatro de curso ginasial e três de colegial, podendo ser na modalidade clássico ou científico. O ensino colegial perdeu o seu caráter propedêutico, de preparatório para o ensino superior, e passou a se preocupar mais com a formação geral. Apesar dessa divisão do ensino secundário, entre clássico e científico, a predominância recaiu sobre o científico, reunindo cerca de 90% dos alunos do colegial.

República Nova (1946-1963)
O fim do Estado Novo consubstanciou-se na adoção de uma nova Constituição de cunho liberal e democrático. Esta nova Constituição, na área da Educação, determina a obrigatoriedade de se cumprir o ensino primário e dá competência à União para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional. Além disso, a nova Constituição fez voltar o preceito de que a educação é direito de todos, inspirada nos princípios proclamados pelos Pioneiros, no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, nos primeiros anos da década de 30.

Ainda em 1946 o então Ministro Raul Leitão da Cunha regulamenta o Ensino Primário e o Ensino Normal, além de criar o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, atendendo as mudanças exigidas pela sociedade após a Revolução de 1930.

Baseado nas doutrinas emanadas pela Carta Magna de 1946, o Ministro Clemente Mariani, cria uma comissão com o objetivo de elaborar um anteprojeto de reforma geral da educação nacional. Esta comissão, presidida pelo educador Lourenço Filho, era organizada em três subcomissões: uma para o Ensino Primário, uma para o Ensino Médio e outra para o Ensino Superior. Em novembro de 1948 este anteprojeto foi encaminhado à Câmara Federal, dando início a uma luta ideológica em torno das propostas apresentadas. Num primeiro momento as discussões estavam voltadas às interpretações contraditórias das propostas constitucionais. Num momento posterior, após a apresentação de um substitutivo do Deputado Carlos Lacerda, as discussões mais marcantes relacionaram-se à questão da responsabilidade do Estado quanto à educação, inspirados nos educadores da velha geração de 1930, e a participação das instituições privadas de ensino.

Depois de 13 anos de acirradas discussões foi promulgada a Lei 4.024, em 20 de dezembro de 1961, sem a pujança do anteprojeto original, prevalecendo as reivindicações da Igreja Católica e dos donos de estabelecimentos particulares de ensino no confronto com os que defendiam o monopólio estatal para a oferta da educação aos brasileiros.

Se as discussões sobre a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional foi o fato marcante, por outro lado muitas iniciativas marcaram este período como, talvez, o mais fértil da História da Educação no Brasil: em 1950, em Salvador, no estado da Bahia, Anísio Teixeira inaugura o Centro Popular de Educação (Centro Educacional Carneiro Ribeiro), dando início a sua idéia de escola-classe e escola-parque; em 1952, em Fortaleza, estado do Ceará, o educador Lauro de Oliveira Lima inicia uma didática baseada nas teorias científicas de Jean Piaget: o Método Psicogenético; em 1953, a educação passa a ser administrada por um Ministério próprio: o Ministério da Educação e Cultura; em 1961, tem início uma campanha de alfabetização, cuja didática, criada pelo pernambucano Paulo Freire, propunha alfabetizar em 40 horas adultos analfabetos; em 1962 é criado o Conselho Federal de Educação, que substitui o Conselho Nacional de Educação e os Conselhos Estaduais de Educação e, ainda em 1962, é criado o Plano Nacional de Educação e o Programa Nacional de Alfabetização, pelo Ministério da Educação e Cultura, inspirado no Método Paulo Freire.

Regime Militar (1964-1985)
Em 1964, um golpe militar aborta todas as iniciativas de se revolucionar a educação brasileira, sob o pretexto de que as propostas eram "comunizantes e subversivas".

O Regime Militar espelhou na educação o caráter antidemocrático de sua proposta ideológica de governo: professores foram presos e demitidos; universidades foram invadidas; estudantes foram presos e feridos, nos confronto com a polícia, e alguns foram mortos; os estudantes foram calados e a União Nacional dos Estudantes proibida de funcionar; o Decreto-Lei 477 calou a boca de alunos e professores.

Neste período deu-se a grande expansão das universidades no Brasil. Para acabar com os "excedentes" (aqueles que tiravam notas suficientes para serem aprovados, mas não conseguiam vaga para estudar), foi criado o vestibular classificatório.

Para erradicar o analfabetismo foi criado o Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL, aproveitando-se, em sua didática, do expurgado Método Paulo Freire. O MOBRAL se propunha a erradicar o analfabetismo no Brasil: não conseguiu. E, entre denúncias de corrupção, acabou por ser extinto e, no seu lugar criou-se a Fundação Educar.

É no período mais cruel da ditadura militar, onde qualquer expressão popular contrária aos interesses do governo era abafada, muitas vezes pela violência física, que é instituída a Lei 5.692, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1971. A característica mais marcante desta Lei era tentar dar a formação educacional um cunho profissionalizante.

Nova República (1986-2003)
No fim do Regime Militar a discussão sobre as questões educacionais já haviam perdido o seu sentido pedagógico e assumido um caráter político. Para isso contribuiu a participação mais ativa de pensadores de outras áreas do conhecimento que passaram a falar de educação num sentido mais amplo do que as questões pertinentes à escola, à sala de aula, à didática, à relação direta entre professor e estudante e à dinâmica escolar em si mesma. Impedidos de atuarem em suas funções, por questões políticas durante o Regime Militar, profissionais de outras áreas, distantes do conhecimento pedagógico, passaram a assumir postos na área da educação e a concretizar discursos em nome do saber pedagógico.

No bojo da nova Constituição, um Projeto de Lei para uma nova LDB foi encaminhado à Câmara Federal, pelo Deputado Octávio Elísio, em 1988. No ano seguinte o Deputado Jorge Hage enviou à Câmara um substitutivo ao Projeto e, em 1992, o Senador Darcy Ribeiro apresenta um novo Projeto que acabou por ser aprovado em dezembro de 1996, oito anos após o encaminhamento do Deputado Octávio Elísio.

Neste período, do fim do Regime Militar aos dias de hoje, a fase politicamente marcante na educação, foi o trabalho do economista e Ministro da Educação Paulo Renato de Souza. Logo no início de sua gestão, através de uma Medida Provisória extinguiu o Conselho Federal de Educação e criou o Conselho Nacional de Educação, vinculado ao Ministério da Educação e Cultura. Esta mudança tornou o Conselho menos burocrático e mais político. Jamais houve execução de tantos projetos na área da educação numa só administração.

O mais contestado deles foi o Exame Nacional de Cursos e o seu "Provão", onde os alunos das universidades têm que realizar uma prova ao fim do curso para receber seus diplomas. Esta prova, em que os alunos podem simplesmente assinar a ata de presença e se retirar sem responder nenhuma questão, é levada em consideração como avaliação das instituições. Além do mais, entre outras questões, o exame não diferencia as regiões do país.

Até os dias de hoje muito tem se mexido no planejamento educacional, mas a educação continua a ter as mesmas características impostas em todos os países do mundo, que é mais o de manter o "status quo", para aqueles que freqüentam os bancos escolares, e menos de oferecer conhecimentos básicos, para serem aproveitados pelos estudantes em suas vidas práticas.

Concluindo podemos dizer que a História da Educação Brasileira tem um princípio, meio e fim bem demarcado e facilmente observável. Ela é feita em rupturas marcantes, onde em cada período determinado teve características próprias.

A bem da verdade, apesar de toda essa evolução e rupturas inseridas no processo, a educação brasileira não evoluiu muito no que se refere à questão da qualidade. As avaliações, de todos os níveis, estão priorizadas na aprendizagem dos estudantes, embora existam outros critérios. O que podemos notar, por dados oferecidos pelo próprio Ministério da Educação, é que os estudantes não aprendem o que as escolas se propõem a ensinar. Somente uma avaliação realizada em 2002 mostrou que 59% dos estudantes que concluíam a 4ª série do Ensino Fundamental não sabiam ler e escrever.

Embora os Parâmetros Curriculares Nacionais estejam sendo usados como norma de ação, nossa educação só teve caráter nacional no período da Educação jesuítica. Após isso o que se presenciou foi o caos e muitas propostas desencontradas que pouco contribuíram para o desenvolvimento da qualidade da educação oferecida.

É provável que estejamos próximos de uma nova ruptura. E esperamos que ela venha com propostas desvinculadas do modelo europeu de educação, criando soluções novas em respeito às características brasileiras. Como fizeram os países do bloco conhecidos como Tigres Asiáticos, que buscaram soluções para seu desenvolvimento econômico investindo em educação. Ou como fez Cuba que, por decisão política de governo, erradicou o analfabetismo em apenas um ano e trouxe para a sala de aula todos os cidadãos cubanos.

Na evolução da História da Educação brasileira a próxima ruptura precisaria implantar um modelo que fosse único, que atenda às necessidades de nossa população e que seja eficaz.

Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_educa%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil

Sites que oferece, cursos grátis para você melhorar ainda mais a sua formação


www. webaula.com.br - Cursos Webaula -Cursos grátis Flash, ASP, HTML, programação,

Cursos Gratis Online

vwindows, word, excel, powerpoint, Inglês e muito mais.

www. icmc.sc.usp.br/manuals/HTML/ - Tutorial HTML do ICMC-USP Curso de HTML de excelente qualidade, para você que quer aprender a fazer um site. Muitas informações úteis..

www. e-cursos.com.br - E-CURSOS - Curso de linux, marketing, comunicação, jornalismo,
qualidade de vida, tecnologia de vendas e outros

www. estudehtml.com.br - Estude HTML - Curso Grátis Cold Fusion, Form em CGI, ASP, Webdesigner...

www. tol.pro.br - Tutoriais Online - Apostilas, códigos fonte, Downloads etc...

www. aisa.com.br - AISA - Curso prático em 22 aulas, ensina passos e dicas importantes sobre internet. Aprenda Internet Sozinho Agora... outros

http:// path.com.br/ - Path html Um bom tutorial sobre HTML.

www. vas-y.com/dicas/ - Vas-Y html Site com curso sobre HTML, Flash, CSS e javascript.

www. betomarques.com/flash4 - Curso FLASH - Curso com muitas dicas e informações .

www. betomarques.com/fp2000 - Curso FRONT PAGE - Muitas dicas e informações .

www. timaster.com.br - Timaster - Cursos muito bom sobre internet e informática.

www. weblinguas.com.br - Curso Web Linguas - Curso on-line interessante que envia lições 3 vezes por semana para o seu e-mail. Você poderá fazer curso de 4 diferentes línguas sem sair de casa e totalmente gratuito !.

www. neinaiff.com/academia/cursoweb.htm - Curso de Tarot - Introdução ao tarot ministrado pelo tarólogo e astrólogo Nei Naiff. Via Internet com 35 lições práticas e objetivas, exercícios e certificado de conclusão..Grátis...

www. dwelle.de - Deutsche Welle - Curso de alemão desenvolvido pela rádio Vós da Alemãnha. Bem completo, as aulas são em mp3 para donwload e apostilas em arquivos pdf .

www. truquesedicas.com.br - Truques e Dicas - Cursos e tutoriais ASP, Dhtml, Html, Flash, Javascript, Linux, PHP, Corel, Photoshop e muito mais...

- www. aprendaemcasa.com.br/apcasa6.htm - Projeto Aprenda em Casa - Cursos gratuitos Seu navegador não está habilitado para executar rotinas em JavaScript. Consulte o serviço de suporte de seu provedor de acesso.

- www. guiagratis.com.br/p_educa1.htm - Educação e Cursos Grátis : Guia Grátis - Serviços Grátis Selecionados Tudo grátis! Cursos gratuitos, apostilas, tutoriais, e-books, trabalhos escolares, sites infantis, clipart, blog, flog, bate-papo (chat), provedor, midi, ...

- www. aprendaespanhol.com/ - AprendaEspanhol.com Cursos Gratuitos Online! Estude idiomas on-line de graça. ... Cursos rápidos de espanhol por R$6 cada ... Curso de espanhol básico por só R$99,00 ...

- www. sunrise.com.br/index.php?id=20 - Sunrise Aqui você participa de vários cursos (todos gratuitos) e aprende a produzir ... Cursos gratuitos e uma vasta coleção de manuais e apostilas para download ...

- www. iped.com.br/ - Cursos iPED - Instituto Politécnico de Ensino à Distância São dezenas de cursos nas áreas de informática, programação, ... Cursos Gratuitos! Cursos de informática por menos de 4 reais ao mês ...

- www. servicosgratis.com.br/categoria.php?id=11 - Serviços Grátis O site disponibiliza milhares de cursos em apostilas e video aulas para downloads e um ... Ótimo curso grátis de Desenvolvimento de Plano de Negócios

- http:// paginas.terra.com.br/informatica/toninhoijano/pagina/indexcursosgratis.htm - Cursos e Apostilas Grátis - Download já Cursos e Apostilas Grátis. Os Cursos e Apostilas abaixo são oferecidos gratuitamente como cortesia do Site Eshop Brasil. Download Grátis Download Grátis

- www. e-cursos.biz/ - e-cursos.biz Trabalho em Casa - Aprenda a ganhar dinheiro com trabalho em casa online e obtenha uma renda extra.

- http:// wfera.tripod.com/id17.html - Cursos Grátis Cursos Grátis. WebAula (Informática, excelente) · Inglês on-line (Univ. Estácio de Sá) · Inglês (Creative-Moments) · Made in Brazil (Inglês)

Umec - Universidade do mecânico - 0800 707 80 17
Umec - Universidade do mecânico - 0800 707 80 17 Faça agora mesmo seu cadastro, é GRÁTIS. Se você já for aluno, ligue para atualizar seus dados e confira as vantagens do recadastramento.

www. umec.com.br/
Parlo - Welcome to Parlo - learn to speak a new language
Parlo ajuda você com Inglês, Frances, Espanhol, e Outras Linguas com Free | Gratis Online | Internet Cursos, músicas, revistas, flassh, cartões, mensagens e muito mais [ INGLÊS ] [ ESPANHOL ] [ FRANCÊS ] [ ITALIANO ] [ ALEMÃO ]

www. parlo.com/
IPGN - Iniciando um Pequeno Grande Negócio - SEBRAE
IPGN - Iniciando um Pequeno Grande Negócio - SEBRAE

http:// ipgn.iea.com.br/
Cursos em São Paulo - Revista Aulas e Cursos
Cursos, aulas, palestras e workshops em São Paulo

www. uol.com.br/
Cursos curso celulares empregos gratis at icurso.com
Celulares comunicação visual presentes empregos livros móveis eletrodomésticos esporte namoro

www. icurso.com/
Curso e Aulas de Inglês Online
Curso e Aulas de Inglês Online | Internet Descubra a escola onde você aprende com professores online. 24 horas por dia, na sua conveniência. Mais de 1.000 empresas confiam no nosso método Descubra as razões aqui. Com um plano de estudos feito sob-medida para você atingir os seus objetivos mais rapidamente! Quase 10 milhões de alunos de 120 países escolheram a nossa escola. Veja por que eles confiam em nós. 14 Dias grátis. Ganhe 14 dias de curso na Englishtown e domine a gramática, pronúncia e conversação em inglês. Tire dúvidas e pratique online.

www. englishtown.com.br/
Cursos De Ingles Online Gratis - ClickMega - versão em português
Cursos De Ingles Online Gratis - ClickMega - versão em português

http://www.clickmega.net/
Cursos grátis - Cursos de Diversas Áreas - Ensino gratuito - Educação a Distância
Cursos a distância, bolsas de estudo, Dicas para alunos e professores, cursos gratis, livros sobre ensino a distância e mais...

http://www.curso-distancia.com.br/
Cursos Grátis - Idiomas, Informática, Telecursos, Profissionalizantes e outros.
Curso Grátis: idiomas, informática, telecursos para o ensino fundamental, médio, profissionalizantes e cursos diversos.

http://www.carapicuibasp.com/
ursos Grátis Online
Site dedicado à disseminação de conhecimentos, especialmente relacionados à programação web, através de cursos grátis online.Lembrando que não oferecemos certificados, apenas compartilhamos conhecimento.

http://www.ribafs.net/
Cursos Grátis
Cursos Grátis

http://ciet.cefetsvs.gov.br/
Instituto de tecnologia da informação oferece cursos grátis sobre software livre - Portal Inclusão Digital
Quem tiver interesse em ampliar conhecimentos sobre software livre pode fazer um curso gratuito pela internet.

http://www.inclusaodigital.gov.br/
Messejana Online - Cursos Grátis para você ter a sua profissão.
Cursos Grátis para você ter a sua profissão.

http://www.messejanaonline.com.br/
Universo PC.net » Blog Archive » Cursos grátis pela internet
Universo PC.net » Blog Archive » Cursos grátis pela internet

http://www.universopc.net/
dearios.com.br » Cursos Grátis
Idearios.com.br » Cursos Grátis

http://www.idearios.com.br/
Linux e Software Livre - exerça seu direito de escolha ! - Instituto de tecnologia oferece cursos grátis sobre software livre
Bestlinux - Linux e Software Livre

http://www.bestlinux.com.br/
Renda Extra Trabalho em Casa Marketing na internet, Apostilas grátis, Cursos grátis, Ebooks grátis, Cursos, Fontes de renda, Dinheiro
Como ganhar renda extra, como ter trabalho em casa, ganhar dinheiro na Internet, trabalho em casa com seu computador, ganhos extras na internet, como criar fontes de renda extra em casa, trabalhe em casa pela internet, como ganhar dinheiro com marketing de Rede, fonte de renda em casa, ganhos em casa

http://www.temdinheiro.com.br/
VirtuaLife - Sistema Brasileiro de Bate-Papo - GS1 Brasil realizará cursos grátis de tecnologias de identificação
Website da VirtuaLife - rede de bate-papo via IRC (mIRC). Venha fazer novas amizades aqui! Acesse: irc.virtualife.com.br

http://www.virtualife.com.br/
B. Piropo - Escritos
B. Piropo - Escritos

http://www.bpiropo.com.br/
BLOG Theresa Catharina
BLOG Theresa Catharina

http://www.theresacatharinacampos.com/
Brasileiros na Holanda - Blogs
Brasileiros na Holanda - Blogs

http://www.brasileirosnaholanda.com/
Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus
Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus

http://www.cdlmanaus.com.br/
Cursos - Cursos gratis, cursos online gratis, cursos, apostilas, tutoriais
Cursos - Cursos Online, Apostilas, Tutoriais e Cursos de Internet, Programação Web, Internet Marketing, E-mail Marketing, Inglês, Trabalho em Casa.

http://www.e-cursos.biz/
Cursos Gratuitos - Site do Sindtten
Cursos Gratuitos - Site do Sindtten

http://webserver.sindireceita.org.br/
Favoritos: isinha: cursos
Guarda todos os teus links favoritos num só lugar, acessivel em qualquer lado! Partilha os teus favoritos com toda a gente, com os teus amigos ou guarda-os só para ti. Usa Tags (etiquetas) nos teus favoritos, em vez de os perderes em pastas.

http://fa.voritos.com/
IESB - Instituto de Educação Superior de Brasília
IESB - Instituto de Educação Superior de Brasília

http://www.iesb.br/
Igreja Metodista Livre
Igreja Metodista Livre

http://www.metodistalivre.org.br/
Instituto Brazil Global
IBG - Instituto Brazil Global

http://www.brazilglobal.org/
KiOfertas Uma Cidade de Ofertas & Serviços
KiOfertas Uma Cidade de Ofertas & Serviços

http://www.kiofertas.com/
Linux Clube - Muito mais linux.
Linux Clube - Muito mais linux.

http://www.linuxclube.com.br/
Portalriovermelho.com.br
Portalriovermelho.com.br

http://www.portalriovermelho.com.br/
SuperTudo.net :: Tecnologia, Informática e Internet
Tecnolgia, informática e internet, apostilas, matérias, emoticons para MSN, cursos grátis, charges, charges pornô, SuperSites, busca interna, propaganda gratuita do seu site, e-services para websites, flogs e blogs, download de toques e imagens pro seu celular gratuitamente

http://www.supertudo.net/
Tarô, Florais, Aromaterapia: Cursos Online - Grátis
Cursos GRÁTIS na Internet: Tarô (Tarot, Tarocco), Florais, Aromaterapia. Academia de Tarô Nei Naiff e Academia Nei Naiff do Autoconhecimento.

http://www.neinaiff.com/
Webolinew Serviços E-commerce
Webolinew Serviços E-commerce

http://www.webolinew.com/
Imagem Digital - Cursos Em Linha Inteiramente Grátis sobre Fotografia e Video Digital
Fotografia digital. Imagem Digital se dedica ao ensino grátis com cursos sobre fotografia digital e vídeo em língua Portuguesa. Aprenda a usar sua câmera digital, equipamentos fotográficos, acessórios, software e conheça técnicas para melhorar fotos

http://www.imagem-digital.com/
TERAPEUTA ACUPUNTURA CURSO DE TERAPIAS ONLINE EM NITERÓI - Mario Fialho ON-LINE CURSOS
Curso On-Line (Curso de Terapias) Curso Online de Terapeuta Niterói Rio de Janeiro cursos on line curso de florais curso de acupuntura curso à distância

http://www.mariofialho.com/
Visie.com.br
Visie.com.br

http://visie.com.br/
Achajá Cultura
Classificados Online.

http://www.achaja.com/
Alexandremelo.com/cursosebokks - Cursos e Ebooks GRÁTIS
Aqui você tem vários cursos e livros gratuítos: curso hacker, verdades e mentiras lotéricas, como ganhar na loteria, guia do investidor, etc.

http://www.alexandremelo.com/
Apostilas e Cursos - Anúncios em Apostilas e Cursos! Anúncios Grátis Vende Tudo.net - Anúncios Classificados Grátis de imóveis, veículos, informática, eletro-eletrônicos, telefonia, negócios e oportunidades, decoração, esportes, lazer, serviços e muito mais.
Anúncios em Apostilas e Cursos. Anunciar em Apostilas e Cursos? Anúncios Classificados Grátis Vende Tudo.net - Anúncios Grátis com fotos de imóveis, veículos, informática, eletro-eletrônicos, telefonia, negócios e oportunidades, decoração, esportes, lazer, serviços e muito mais.

http://www.vendetudo.com.br/
Aprender Gratis Informatica, Idiomas, Cursos, Tutoriales y Manuales
Aprender Gratis es un Portal educativo en el que podrás encontrar información sobre formación gratuita disponible en internet. Además ofrece enlaces y descargas de manuales, cursos, tutoriales y apuntes.

http://www.aprendergratis.com/
Área Interactiva - Cursos gratis Office y Cursos gratis OpenOffice
Cursos gratis Office. Cursos gratis OpenOffice

http://www.areaint.com/
Artículo - Educación - La Universidad de Yale ofrecerá cursos gratis mediante vídeos on line
Artículo - Educación - La Universidad de Yale ofrecerá cursos gratis mediante vídeos on line

http://www.adrformacion.com/
Asalma - cursos gratis desempleados - formación gratuita
Cursos gratuitos para desempleados: formación de postgrado, nuevas tecnologías y formación profesional.

http://www.asalma.org/
Atlantis
Atlantis

http://www.foroswebgratis.com/
AulaClic. Curso de Word2000
Curso de Internet.Gratis

http://www.aulaclic.org/
AulaFácil - Curso de Francés
Curso gratis de francés con ejercicios

http://www.aulafacil.net/
AulaFácil - Cursos Gratis On-line
AulaFácil - Cursos Gratis On-line

http://www.aulafacil.org/
Becasfacil.com - Becas, cursos gratis y empleo
Becasfacil es un servicio gratuito de información personalizada sobre becas de España y de todo el mundo.

http://www.becasfacil.com/
BIJUARTE - arte e bijuterias - cursos gratis - Onde a estrela é você - Belém-Pa
BIJUARTE - arte e bijuterias - cursos gratis - Onde a estrela é você - Belém-Pa

http://www.bijuarte-pa.com.br/
C A D E X
O CADEX é um e-learning dedicado nas áreas de AutoCAD 2002 / AutoCAD 2004, Cadistas em arquitetura e design, apostilas e tutorias, computação gráfica e 3D projetos, Maquetes Eletrônicas, cursos gratuitos de HTML, Dreamweaver, Flash, 3D Studio Max.

http://www2.cadex.com.br/
Câmara Municipal de Óbidos
Câmara Municipal de Óbidos

http://www.obidos.oestedigital.pt/
Casadocriador.com.br
Casadocriador.com.br

http://www.casadocriador.com.br/
CasemodBR.com :: O seu gabinete nunca mais será o mesmo
CasemodBR.com :: O seu gabinete nunca mais será o mesmo

http://www.casemodbr.com/
CoEduca, cursos en linea gratis
Comunidad educativa abierta donde los usuarios pueden crear cursos y participar en los foros. La mejor selección de cursos en línea gratis de la red.

http://coeduca.com/
Comparación GRATIS de cursos de idiomas de las mejores y más reconocidas escuelas de idiomas de todo el mundo - Comparación de precios de las escuelas y cursos de idiomas online - DESCUENTOS EN RESERVAS de cursos de idiomas - Cursos de inglés, francés, español, alemán, italiano, chino y ruso en escuelas en España, Reino Unido, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Canadá, Australia, Malta, Francia, Alemania e Italia.
Comparación GRATIS de cursos de idiomas de las mejores y más reconocidas escuelas de idiomas de todo el mundo - Comparación de precios de las escuelas y cursos de idiomas online - DESCUENTOS EN RESERVAS de cursos de idiomas - Cursos de inglés, francés, español, alemán, italiano, chino y ruso en escuelas en España, Reino Unido, Estados Unidos, Irlanda, Canadá, Australia, Malta, Francia, Alemania y Italia.

http://www.languagecourse.net/
Curso de Diseño con Dreamweaver MX 2004 - Cursos de Dreamweaver On-Line - Ciberaula
Curso de Diseño con Dreamweaver MX 2004 - Cursos de Dreamweaver On-Line - Ciberaula Web de formación on-line para hispanohablantes, centrado en tecnologías de Internet, con amplia experiencia al crearse en 1996

http://www.ciberaula.com/
Curso gratis, cursos gratis, cursos gratis online, cursos gratis Barcelona, cursos gratis Madrid
El directorio número uno en Cursos gratis a distancia, on line y presencial. La plataforma especialista en Cursos gratis.

http://curso-gratis.emagister.elpais.com/
Curso gratis, cursos gratis, cursos gratis online, cursos gratis mexico, cursos gratis guadalajara, cursos gratis monterrey
Plataforma especializada en Cursos gratis. El directorio número uno en Mexico en Cursos gratis a distancia, on line, en linea y presencial.

http://cursos-gratis.emagister.com.mx/
Curso Online Grátis
Curso Online Grátis

http://www.rehagro.com.br/
Curso: Cursos de Expresion Oral y Escrita en Madrid, Barcelona, Valencia, Sevilla, Bilbao, distancia ... Ofertaformativa.com
Cursos de Expresion Oral y Escrita. El punto de encuentro de la formación en Internet.

http://www.ofertaformativa.com/
ursos - cursos de formacion - cursos presenciales - cursos gratis y de pago - cursosyformacion.net
Cursos y formación para particulares y empresas, cursos y formación presenciales de cualquier temática. En definitivas cursos de formación expuestos de un modo sencillo e intuitivo.

http://www.cursosyformacion.net/
Cursos : cursos de yoga con Videos CD Gratis - CDLesson - cursos de yoga - curso de yoga interactivo
Cursos en internet de formacion con Videos, materiales y cd gratis.

http://www.cdlesson.com/
CURSOS A DISTANCIA GRATIS - SKETCHUP, CASAS SISMO RESISTENTES, COMPUTO Y PRESUPUESTOS, - Arquitectura y Construccion
Sketchup, Casas Sismo Resistentes, Computo Y Presupuestos, Cursos A Distancia Gratis

http://www.arquitectuba.com.ar/
Cursos Capacitación Profesional , ANUNCIOS GRATIS
Formación Profesional , ANUNCIOS GRATUITOS, Seminarios , Diplomados , Congresos, Cursos location-, Clases …

http://capacitacion-profesional.vivastreet.com.mx/
Cursos curso ingles gratis Barcelona: Programa de ingles New Horizons Barcelona
Cursos ingles gratis Barcelona. Cursos de ingles gratis New Horizons Barcelona

http://www.nhingles.com/
Cursos de informática gratis. Cursos de computación
Guía de cursos de informática y computación gratis Guía de cursos de informática y computación gratis

http://www.ideasdenegocios.com.ar/
Cursos de Inglés - Curso gratis: inglés para viajar
Cursos de inglés, Academia de ingl?s (tambi?n se imparten cursos de inform?tica). Cursos de ingl?s general, preparaci?n al First Certificate y al TOEFL, Business English, ingl?s para inform?ticos, ingl?s para m?dicos, ingl?s para viajar al extranjero, entre otros.

http://www.todosloscursosdeingles.com/
Cursos de Radiónica Radiestesia Reiki Naturopatia new age medicina Natural Holística Alternativa Paranormal parapsicologia esoterismo ocultismo cristaloterapia kinesiología yoga Meditación seminarios descargar
Cursos de Radiónica Radiestesia Reiki Naturopatia new age medicina Natural Holística Alternativa Paranormal parapsicologia esoterismo ocultismo cristaloterapia kinesiología yoga Meditación seminarios descargar

http://www.biolifestyle.org/
Cursos de Vela Gratis
Cursos de Vela Gratis

http://www.navegar.es/
Cursos en Gennio
Los mejores enlaces de cursos en Gennio

http://www.gennio.com/
Cursos formacion masters postgrados cursos gratis - Estudiantes.com
Tu portal de cursos de formacion, masters, postgrados y cursos gratis. Toda la informacion sobre masters, cursos y postgrados a tu alcance.

http://www.estudiantes.com/
Cursos Gratis - 02 de Marzo de 2007
Selección de cursos gratuitos y formación gratis para empresas, desempleados y trabajadores.

http://blogs.ozu.es/
Cursos gratis - todocursosgratis.com cursos gratis para trabajadores, desempleados y cursos de formacion continua para empresas
Cursos gratis a distancia, online y presenciales para trabajadores y desempleados en todas las materias, además de cursos gratis o subvencionados para la Formación Continua de las empresas.

http://www.todocursosgratis.com/
Cursos gratis - VirtuaCursos.com
Cursos gratis con diploma. Supera nuestro exámen online y recibirás gratis el diploma en tu E-mail. Cursos de ventas, curso de productos financieros, finanzas. Formación on-line. Educación a distancia.

http://www.virtuacursos.com/
Cursos gratis contaplus barcelona : El ranking des las mejores páginas webs.
Cursos gratis contaplus barcelona : los mejores sitios web seleccionados cada día

http://www.weboscope.com/
Cursos GRATIS Coyoacan
Cursos GRATIS Coyoacan

http://distritofederal.olx.com.mx/
Cursos gratis de conducción segura para noveles
Cursos gratis de conducción segura para noveles

http://www.aprendemas.com/
Cursos Gratis De Economía Por Internet
Cursos Gratis De Economía Por Internet

http://www.eumed.net/
Cursos gratis de Inglés de Negocios
Cursos gratis de inglés de negocios

http://www.vec.ca/
Cursos gratis de música
Cursos gratis de música

http://foros.hispavista.com/
Cursos Gratis de Terapias Naturales y Tecnicas Afines
Cursos gratis de terapias naturales y tecnicas afines , para hacer por e-mail y on-line

http://gentenatural.com/
Cursos gratis en Estudiar-gratis.com.ar y juegos
Cursos gratis aprender estudiar gratis cursos de windows internet word excel con foros aprender gratis aqui es posible ademas juegos gratis descargar pc reparacion computadoras diseño web biblia guitarra clasica cocina facil por notas crucigramas tematicos biblicos frontpage flash 3dmax 3DStudioMax posser diseño en 3d tutoriales nobeles computacion principiantes

http://www.estudiargratis.com.ar/
Cursos gratis manualidades
Cursos gratis manualidades

http://www.secomohacer.com/
Cursos Gratis
Cursos Gratis Online.

http://www.cursolandia.com/
Cursos Gratis
CURSOS gratis ou curso de java script sp curso de java script

http://www.cursosweb.com.br/
Cursos gratis
Cursos gratis

http://www.teachers.es/
Cursos gratis, cursos online, cursos online gratis, informatica, idiomas, empresa
Cursos gratis online, cursos de inglés, cursos de informática, cursos de cocina

http://www.buscalogratis.com/
Cursos gratis, la primera comunidad virtual libre donde aprender y compartir / Wikilearning.com
Directorio de cursos, tutoriales, manuales, apuntes, monografías y artículos con comunidades virtuales.

http://www.wikilearning.com/
Cursos Para Medicos
Cursos Para Medicos

http://www.cursosparamedicos.com/
Cursos, clases gratis de pnl programación neurolingüística Blog - Information, Comments, Reviews // Blog Catalog
Blog Catalog is the premiere social blog directory on the internet. Search, Browse, Rate and Review thousands of blog sites.

http://www.blogcatalog.com/
Cursos, Manuales y Libros Gratis - e-books - Cursos Gratuitos on Line - Descargas Gratuitas
Cursos, Manuales y Libros Gratis - e-books - Cursos Gratuitos on Line - Descargas Gratuitas

http://www.zonagratuita.com/
Cursos, Master, Postgrados - Solocursos.net
Directorio especializado en cursos. Toda la formación sobre cursos a distancia, presencial y online.

http://www.solocursos.net/
Cursos, Tutoriales, Apuntes - Online, Gratis
Cursos, Tutoriales, Apuntes - Online, Gratis , Cursos, Cursos Gratis, Formación, estudios, formación Online, cursos online, cursos de formación online, cursos de formación gratis, formación gratis, cursos gratis online. EstudiaGratis.com: Portal educativo donde estudiantes y profesionales pueden encontrar la formación que desean.

http://www.estudiagratis.com/
Descubra o melhor gratis e gratis free sites
List of the best gratis, gratis free, and gratis Quick Blinks sites on the web

http://pt.blinklist.com/
Educação - Barão em Foco
Portal do Distrito de Barão Geraldo - Campinas - Brasil

http://www.djweb.com.br/
EListas.net - Mis eListas: cursosgratis
Servicios de Listas de distribución, boletines y newsletters profesionales

http://www.elistas.net/
esperanto.jubilo.ca/ - Esperanto.jubilo.ca
Esperanto.jubilo.ca

http://esperanto.jubilo.ca/
Estudiar gratis - Cursos gratis y juegos Cursos Computación Capital Federal
Estudiargratis.com.ar/ Aprender gratis es posible, cursos de informática, guitarra, cocin... Clases de Computación en Capital Federal Vivavisos.com.ar, AVISOS CLASIFICADOS GRATIS

http://cursos-computacion.vivavisos.com.ar/
FORMACIÓN: CURSOS GRATIS ON-LINE - Formación-online.net - Formación en la Empresa
Formacion Online es un portal dirigido a la formacion de Personas. Visita nuestros cursos gratis

http://www.formacion-online.net/
Fundación del Metal para la Formación, Cualificación y el Empleo - FMF
La FMF es la entidad responsable de la ejecución del Contrato Programa de Formación, único para el Sector del Metal, financiado por el Ministerio de Trabajo y el Fondo Social Europeo. Por tanto, todos los cursos son completamente gratuitos.

http://www.fmfce.org/
GAIA-geral] cursos gratis por td o pa?s
GAIA-geral] cursos gratis por td o pa?s

http://gaia.org.pt/
Gr@tis todo. Tutoriales, cursos y manuales, gratuitos.
Todo tipo de tutoriales, manuales, cursos, documentacion de programas, etc. y todo GRATIS.FREE. en español e ingles.

http://personales.mundivia.es/
Gratis
Gratis

http://www.mundoanuncio.com/
Gratis. recursos gratis dominios correo juegos sexo cursos Directorio buscadores ReD esgratis tiendas logos y melodias moviles, cursos y tutoriales gratis recursosgratis.com.
Gratis. Directorio y buscador de recursos gratis en Internet. Aquí pueden encontrar todo lo que es gratis en Internet, Bolsa de Empleo, Anuncios, Espacio web, intercambio de banners, software, cgis, Conexiones gratis, MP3, música, buscadores e indices, estadisticas, contadores, correo gratis, faqs, apuntes, graficos, ttf, chats, ... y muchisimas cosas totalmente gratis.

http://www.recursosgratis.com/
ndex of
Index of

http://www.treinamentogratuito.com.br/
Juegos, Software, Imágenes, Vídeos, Gratis... - Tutto Gratis
Juegos, Software, Imágenes, Vídeos, Gratis... - Tutto Gratis

http://www.tuttogratis.es/
Manuales Gratis tutoriales y cursos Manuales.NET
Manuales Gratis. Directorio de manuales, monografias, cursos y tutoriales. Miles de manuales para descargar. Manuales clasificados por categorias

http://www.manuales.net/
Marketing En Red.Marketing en Internet.Cursos Gratis
Estrategias y Recursos de Marketing en Internet para aumentar las ventas. Cursos gratis y capacitación en marketing para pymes. Boletín Electrónico de Marketing en internet. Opinan especialistas del marketing hispano

http://www.marketingenred.net/
Masters y Postgrados
Directorio especializado en master y postgrado. Todos los master a distancia, presencial y on-line.

http://www.solomasters.com/
Matéria Prima
Matéria Prima

http://materiaprima.pro.br/
MercadoLivre: 16 cursos de Direito - Concursos / OAB -áudio+vídeo COMPLETO - R$ 49.99
Comprar e vender 16 cursos de Direito - Concursos / OAB -áudio+vídeo COMPLETO - R$ 49.99. Livros Profissionais e Universitários Direito Outros , no MercadoLivre

http://www.proxyrocker.com/
Meu Curso
Meu Curso

http://www.scriptzone.com.br/
MIT OpenCourseWare - OCW Home
MIT OpenCourseWare - OCW Home

http://ocw.mit.edu/
MultiBrasil CD - Softwares - Cursos e Downloads Grátis
MultiBrasil CD - Softwares - Cursos e Downloads Grátis

http://www.multibrasilcd.com.br/
MUNDO GRATIS - Todo lo que es gratis en Internet. Juegos gratis, fotos gratis, programas gratis, musica gratis...
Todo gratis en Internet. Juegos gratis, fotos gratis, programas gratis, musica gratis, traductor gratis, postales gratuitas, peliculas gratis, cursos y manuales gratis, graficos gratuitos, fondos de pantallas gratis, fuentes gratis... Todo gratis en Internet. Juegos gratis, fotos gratis, programas gratis, musica gratis, traductor gratis, postales gratuitas, peliculas gratis, cursos y manuales gratis, graficos gratuitos, fondos de pantallas gratis, fuentes gratis...

http://www.mundogratis.com/
MundoPC.NET, Informática, software, tutoriales, cursos, programas gratis, noticias, foros, chat, juegos, linux
Portal de informática en español para todos los públicos. Tutoriales, juegos, noticias, hardware, programas gratis, foro, chat, linux y mucho más.

http://www.mundopc.net/
Net Latina - Mis Cursos Gratis
Net Latina - Mis Cursos Gratis

http://www.miscursosgratis.com/
NikkeyBrasil - Forum
NikkeyBrasil - Forum

http://www.nikkeybrasil.com.br/
Nova Host - Hospedagem de Sites com Suporte Técnico Especializado...
Hospedagem de sites a partir de R$ 6, 60, planos Windows e Linux, servidores semi-dedicados, servidores dedicados de alta-qualidade, suporte altamente qualificado e 24 horas.

http://www.novahost.com.br/
On Line-Rayandez.com
On Line-Rayandez.com

http://www.rayandez.com/
Online gratis curso de sistemas operativos abiertos
Existen varias definiciones de sistemas abiertos y se está lejos de aceptarse una definición única y concisa con la que todos estén de acuerdo. Sin embargo, para la mayoría, un

http://www.cursos-gratis.com.mx/
Oracle: Curso Gratis de Oracle en Barcelona
Cursos gratuitos de Oracle presenciales y certificaciones oficiales. Cursos de Oracle intensivos, subvencionados y online. Centro de formación informática en Barcelona.

http://www.nhbarcelona.com/
Patrocinado por hoteis-pousadas
Patrocinado por hoteis-pousadas

http://www.estudegratis.com.br/
Programación en castellano. Cursos. Internet programacion gratis
Programación en castellano. Cursos. Internet Internet es el sistema de interconexión de ordenadores disponible en todo el mundo que emplea los protocolos TCP/IP.

http://www.programacion.net/
PymesOnline.com :: Ver Anuncio - Cursos gratis de nuevas tecnologías
PymesOnline.com :: Ver Anuncio - Cursos gratis de nuevas tecnologías

http://www.pymesonline.com/
RENDER Multimídia - Cursos em cd-rom, online, tutoriais e bibliotecas 3D
Cursos em cd-rom e online de Autocad, Solidworks, Photoshop, Webdesign e CorelDRAW. Download gratuito de arquivos, cursos à distância, biblioteca 3d, ferramenta multimedia, aplicativos e tutoriais. CBT an online Learning of Autocad, Solidworks, Inventor, Photoshop, Dreamweaver, Web design, and CorelDRAW. Free-videos of CBT, 3d Models, Tutorials of 3D Max etc. Cursos em cd-rom e online de Autocad, Solidworks, Photoshop, Webdesign e CorelDRAW. Download gratuito de arquivos, cursos à distância, biblioteca 3d, ferramenta multimedia, aplicativos e tutoriais. CBT an online Learning of Autocad, Solidworks, Inventor, Photoshop, Dreamweaver, Web design, and CorelDRAW. Free-videos of CBT, 3d Models, Tutorials of 3D Max etc.

http://www.render.com.br/
Saber Inglés - Aprender Inglés por Internet - Cursos de inglés gratis, ejercicios, diccionarios y recursos para todos los niveles - Free ESL Course and Exercises
Para aprender inglés gratis en forma divertida a través de Internet. Curso de inglés gratis, ejercicios de inglés, gramática inglesa, diccionarios inglés y español. Para estudiantes de inglés de todos los niveles, profesores y traductores. Para aprender inglés gratis en forma divertida a través de Internet. Curso de inglés gratis, ejercicios de inglés, gramática inglesa, diccionarios inglés y español. Para estudiantes de inglés de todos los niveles, profesores y traductores.

http://www.saberingles.com.ar/
Secciones de EntradaGratis.com
Secciones de EntradaGratis.com

http://www.entradagratis.com/
Segunda Guerra Mundial - Curso gratis
Segunda Guerra Mundial - Curso gratis

http://www.guerra-mundial.com/
Sena Colombia ofrece cursos gratis por Internet eLearning WORKSHOPS Comunidad de eLearning
Comunidad virtual de eLearning: Noticias, Artículos, Foros eLearning y puntoSCORM, lista de Software Libre, Academia, Entrevistas, Documentos, Calendario de eventos, Bolsa de Trabajo, Glosario y más. Una iniciativa de Calvet, Vila & Arriaga Consulting

http://www.elearningworkshops.com/
Software gratis
Software gratis

http://www.intellicadbrasil.com.br/
Solo Tutoriales Gratis Manuales Cursos Gratis y Monografias Tutoriales
Tutoriales gratis, manuales gratis Monografías y cursos gratis. Buscador de tutoriales, manuales, cursos, monografias GRATIS tutoriales

http://www.solotutoriales.com/
tocando.org/ - Tocando.org : Cursos & Tutoriais
Tocando.org : Cursos & Tutoriais

http://tocando.org/
Toque Flauta Doce (1.000 Partituras E Cursos ) Frete Grátis! - R$ 17.45 - SuperZap
Achei!! Toque FLAUTA DOCE (1.000 Partituras e Cursos ) FRETE GRÁTIS! - R$ 17.45. Instrumentos Musicais Partituras e Cursos Para Instrumentos de Sopro , no SuperZap

http://www.superzap.com.br/
raduceGratis.com - Los mejores Traductores gratis. Traductor de idiomas online.
Selecci?n de los mejores Traductores, Diccionarios y Cursos de idiomas gratuitos en la Red. F?cil de usar, y para todos los idiomas. Traductor de idiomas online.

http://www.traducegratis.com/
Tutoriales gratis Electrónica y Electricidad: Electricidad - ABCdatos.
Tutoriales en castellano de Electrónica y Electricidad:Electricidad.

http://www.abcdatos.com/
Tutoriales gratis, cursos gratis, libros y tutoriales
Tutoriales gratis, cursos gratis, libros y tutoriales

http://www.publispain.com/
utoriales gratuitos, cursos gratis y manuales Gamarod.
Todo tipo de tutoriales, manuales, cursos, documentación de programación on-line, gratis y en español. Y para los webmasters, toda la información que necesita para desarrollar una web de éxito.

http://www.gamarod.com.ar/
Tutoriales y cursos gratis
Todogratis, todo, todo, todo, todo, todo, todo lo que existe gratis en la red, si algo no encuentras dimelo. Todogratis, todo, todo, todo, todo, todo, todo lo que existe gratis en la red, si algo no encuentras dimelo.

http://www.zapateiro.com/
UÑAS DE ACRILICO MARCA DNAILS CURSOS GRATIS BUSCAM - Cuerpo, Mente - Equipos de Belleza - Distrito Federal
Dnails Es Una Empresa Mexicana En Busca De Distribuidores En Toda La Republica, Manejamos Unico Kit Profesional Para 50 Aplicaciones Para Uñas De Acrilico, Contamos Con Todo Lo Necesario Para Su Aplicacion Y Con Novedosos Diseños Para Uñas Podras Contactar Con Nosotros A Los Tels 015585029169 Y 72 O

http://www.segundamano.com.mx/
Valoración Daño Corporal - Cursos / Congresos (Cursos Gratis
Página personal dedicada a la disciplina médica de la valoración del daño corporal: Peritación médica en accidentes de tráfico

http://www.portalciencia.net/

Technorati :
Del.icio.us :
Ice Rocket :
Flickr :
Zooomr :
Buzznet :
Riya :
43 Things :

7 comentários:

Anônimo disse...

Fortunately, There are steps you can guide that
exceeds 239 mg/dL is high school. Niacin may take down cholesterol levels for citizenry who cannot or flaxseeds is largely soluble.
In simplest damage to the moxie is lowered because of the less passage that is
useable. admit oat bran, beans, peas, citrus fruits, for no beneficial intellect.
It virtually seemed easier to go on a dieting some of my deary recipes.
..

Feel free to visit my website ... grapefruit medication eating with cholesterol

Anônimo disse...

Нi! Do you know if theу make аnу plugins to safеguard against hacκеrs?
I'm kinda paranoid about losing everything I've worked hard on.
Any reсommendаtions?

Also visit my webpage :: v2 cigs reviews

Anônimo disse...

Greetings from Idaho! I'm bored to tears at work so I decided to check out your site on my iphone during lunch break. I enjoy the info you present here and can't
wait tο take a look whеn I get homе.
Ι'm amazed at how fast your blog loaded on my mobile .. I'm not evеn using WIFI, јust 3G .

. Anyways, great sіte!

Here iѕ my homepаge More hints

Anônimo disse...

Hеllο! Ι knοw this is kinda
off topiс but I'd figured I'ԁ аsκ.
Woulԁ you be intereѕted in еxchanging links oг maybе guest аuthorіng a blog ρost oг ѵiсe-verѕa?
My site coνers a lot of the samе subjесts
аs уours and I feel wе could greatly benefit fгom each οther.
If you might be interested feel freе to shоοt me an e-maіl.
I look forward tο heaгing from уou!
Wоnderful blog by the ωay!

Feel free to surf to my website V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

Generally the flex belt is a belt you strap on about your waist and 3 particularly placed pads are
what support contract your abs.

Here is my web page :: Ensynefo.com

Anônimo disse...

Hi, I do bеlieve thiѕ іs an eхcеllent wеb sitе.
I stumbledupon it ;) I'm going to come back once again since I bookmarked it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to help other people.

Feel free to visit my blog; http://Www.Prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

Anônimo disse...

І'm no longer sure the place you'rе getting your
info, however good topic. I must ѕpend a whіle lеarning mоre оr unԁerstanding moгe.

Thank you for mаgnificent infоrmation I usеd tо be on thе lookout for this іnfo for
my mіssion.

my ѕitе - v2 cigs